segunda-feira, 20 de setembro de 2010

MAIOR TORNEIO DE RUGBY DO MUNDO

O maior Mundial de Rugby de todos os tempos em 2011

Jogo de Negócios



Fabio Kadow



Daqui a um ano, terá início na Nova Zelândia a sétima edição do Mundial de Rugby, a principal competição da modalidade, disputada a cada quatro anos e que só perde em audiência para a Copa do Mundo de futebol e as Olimpíadas. A expectativa para esta edição é a melhor possível, podendo superar todas as outras edições anteriores em números de audiência, ingressos, patrocínios, turismo, entre outros.

O esporte é o principal da Nova Zelândia, por este motivo, população, federação local e organizadores estão trabalhando para marcar a história. Todos já vivem no clima da competição, o número de voluntários é impressionante e a festa promete acontecer em todas as cidades. Diversas campanhas (de conscientização e convocação) estão ressaltando para a população a oportunidade que o país terá de se apresentar para o mundo.

E todos estes motivos têm atraído diversos grandes patrocinadores, até de empresas que, até então, pouco se preocupavam com o mercado neozelandês. DHL, Emirates Airlines, Heinken, KPMG, Mastercard e outras gigantes mundiais estão apostando (e investindo) alto no evento. O Eden Park será um dos principais estádios e por isso passa por uma reforma de US$ 230 milhões que vai ampliar a capacidade de 47 mil para 60 mil pessoas. Outras arenas também estão se preparando. Para se ter uma ideia do dinheiro que o Mundial deverá gerar, um estudo da Mastercar mostrou que neste ano toneios como o Tri Nations e o Six Nations vão movimentar cerca de US$ 800 milhões nos países envolvidos.

A partir de amanhã começa a segunda fase da venda de ingressos. No Brasil o interesse pelo esporte também tem aumentado consideravelmente e gerado até campanhas como a da Topper, que afirma em divertidos filmes publicitários ”Você ainda vai ouvir falar deste esporte”. As audiências registradas pelas emissoras de televisão fechada também justificam esta expectativa. Eu não tenho dúvidas de que uma partida de exibição com seleções tradicionais aqui seria um grande sucesso e um passo importante para colocar o Brasil na rota dos grandes eventos esportivos.

Nenhum comentário: