quarta-feira, 20 de outubro de 2010

JOGOS DECISIVOS NOS EUA

Nos EUA, lembranças das partidas decisivas viram um grande mercado




Fabio Kadow



Assistir uma partida nos EUA é um evento sempre. A qualidade técnica do jogo pode estar aquém do esperado, mas os intervalos e as lojas das arenas já valem o passeio na maioria dos casos. Durante os playoffs das ligas os clubes se esforçam ainda mais para transformar aqueles momentos em experiências marcantes para o público, com diversas ações de relacionamento.



Uma das mais utilizadas é a criação de presentes, ou lembranças, que o fã vai usar durante a partida e depois levar para a casa e guardar com orgulho, principalmente se o resultado for positivo. Eu tive a oportunidade de assistir uma final de conferência de NBA e ainda guardo a toalha que foi distribuída pelo Orlando Magics para que a torcida rodasse durante os momentos decisivos. Conheço amigos que também fazem o mesmo com as bandeirinhas de plástico que costumavam ser usadas por clubes paulistas de futebol nos anos 90, geralmente patrocinadas por alguma empresa.



O time de baseball Minnesota Twins anunciou que vai reeditar para o próximo playoff da MLB um lenço que fez muito sucesso nos anos 80 com a torcida. Na esteira deste relançamento, a CNBC criou o ranking dos cinco “incentivadores” mais marcantes de todos os tempos usados pelos times nos EUA.



1. Pittsburgh Steelers Terrible Towel



A toalha amarela usada pela torcida do Steelers nos playoffs da NFL é um clássico que surgiu em 1975. Em 1996 o time passou os direitos comerciais para uma entidade filantrópica que cuida de crianças com problemas mentais. Sendo vendidas a US$ 7, as toalhas renderam mais de US$ 3 milhões para a instituição. Um exemplo perfeito do esporte atuando no campo da responsabilidade social.



2. Minnesota Twins Homer Hanky



Estes lenços brancos surgiram em 1987, quando o Star Tribune, aproveitando o bom momento do time, lançou o produto com a intenção de aumentar as vendas dos jornais. Em 1991 o time quis assumir a comercialização, mas o jornal entrou na justiça pelos direitos e uma briga começou. Logo um acordo foi fechado. É uma febre e por isso vai ganhar uma nova versão agora. Apenas em 1987 e 1991foram vendidos mais de quatro milhões de unidades por US$ 2 cada.



3. Los Angeles Angels Thunderstix



Estes infláveis se popularizaram no Brasil nos últimos anos, mas nos EUA eles são usados há um bom tempo. EM 2002 eles ficaram marcados na campanha que levou o Angels a vitória da World Series da MLB, todo o estádio aderiu e nas ruas idem. O custo de produção é barato e o mercado movimenta cerca de US$ 2 milhões por ano nos EUA. Alguns exemplares que marcaram o título de 2002 ainda são comercializados por preços absurdos em sites de leilão.



4. Atlanta Braves Tomahawk Chop



A cena é curiosa: milhares de torcedores com estes “machadinhos” em mãos e cantos que lembram índios da América do Norte em batalha tentam incentivar o time. Deu certo só em 1991, quando o time levou o título da World Series, então passou a ser tradição nos playoffs. Um mico.



5. Detroit Wings Octopus



O polvo que desce no campo de hóckey antes das partidas é um show nos jogos do Detroit Wings nos playoffs da NHL. Porém, neste caso, a lembrança não vai para a casa, já que a tradição manda a torcida jogar polvos de verdade na quadra durante os confrontos. Isso mesmo. Surgiu em 1952 e de lá pra cá os fãs passam no mercado antes da partida para continuar com o ritual. Trabalho extra para a equipe que precisa ficar limpando o campo. Levar para casa só as versões de pelúcia. Dúvida?




Nenhum comentário: