segunda-feira, 11 de outubro de 2010

A NFL E PRODUTOS

A NFL nas mídias sociais, nos bares, nas máquinas de vendas de produtos…


Jogo de Negócios

Fabio Kadow

A temporada mal começou e os responsáveis pelo marketing dos times da NFL, a liga de futebol americano, já colocaram algumas de suas ideias para espantar de vez os problemas que a crise econômica vem causando, como a queda de vendas nos pacotes de ingressos para toda a temporada.

Além das diversas promoções que premiam os torcedores que estiveram presentes nas partidas (três touchdowns no jogo do Seattle Seahawks e o fã que apresentar o comprovante ganha a sobremesa na pizzaria é só um exemplo deste tipo de ação no momento, que ainda pode render lanches, sorvetes, cervejas, refrigerantes, etc., em diversas redes), agora os clubes resolveram investir também nas chamadas “vending machines”, que são aquelas máquinas que usamos para comprar algum doce ou petisco com moeda e notas em locais públicos.

O Minesotta Vikings criou uma versão customizada de uma máquina destas e agora vende diversos produtos licenciados do clube, como chaveiros, bolas, camisetas e outras miniaturas desta forma. Com isso, de maneira simples e barata, fica muito mais fácil ter os produtos em diversos locais, como aeroportos e bares, sem a necessidade da criação de lojas específicas. Resultado: aumento nas vendas e reconhecimento da marca.

E caso você esteja viajando mas quer acompanhar o seu time, que tal checar no celular quais as opções de bares mais próximos? Batizado de Sports Bar Finder, este aplicativo gratuito foi desenvolvido pela DirecTV para usuários do iPhone ou do sistema operacional Android, facilitando a vida dos mais fanáticos.

Para terminar, uma pesquisa da empresa Networked Insights que monitorou durante 30 dias cerca de 17 milhões de website e 300 milhões de conversas nas redes sociais revelou que o Dallas Cowboys é o número um da lista entre os times mais comentados da NFL no mundo online. Na sequencia vem o Detroit Lions, que vem aumentando a sua base de fãs, San Diego Charges, New York Jets e New York Giants. Lembrando que este é um relatório apenas quantitativo e não qualitativo, ou seja, não foi analisado o tom nem o conteúdo destas conversas.

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