quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mulheres de Guarapuava

Aos 20 anos, Patinha jogará na Suíça

 A atleta terá uma bolsa de estudos e estará mais perto dos grandes centros do futebol feminino
A atleta guarapuavana Rafaela Dalmaz, mais conhecida como Patinha (apelido herdado de seu pai, Dirceu Pato, ex-jogador do Batel nos anos 90), está deixando o Brasil para tentar uma carreira na Europa. O destino é a Suíça, na equipe de futebol feminino do Zuchwik 05.
Entretanto, Rafaela ficou conhecida jogando futsal. Em 2008, a jogadora foi uma das responsáveis pelo título Paranaense da categoria adulto para a Associação Guarapuava de Futsal Feminino. Nos anos seguintes a jogadora atou em clubes de futebol e de futsal no Estado de São Paulo e seu desempenho logo rendeu várias convocações nas Seleções Brasileiras de base.
Seu último clube no Brasil foi o time de futsal de São José dos Campos. Apesar de preferir o futebol de campo, a ajuda de custo que Rafaela recebia do clube paulista, a fez optar pelas quadras em vez dos gramados. Na Europa a jogadora poderá, finalmente, atuar em seu esporte predileto com melhores condições que em terras tupiniquins.
Outro atrativo para a atleta foi uma bolsa de estudos em uma universidade suíça: “Sempre planejei não ficar só no Brasil, mas ir para outros países, conhecer culturas e estudar. E o que é mais importante é que vou fazer o que amo, jogar futebol”, revelou.
Outro desejo de Patinha, a médio ou longo prazo é chegar até o futebol alemão, que possui a melhor estrutura no esporte atualmente: "Primeiro vou pensar em fazer uma boa temporada aqui, me destacar, fazer com que meu time vá bem no campeonato nacional. Depois, daqui uns três anos, espero estar na Seleção principal," planeja a atleta.

Nenhum comentário: