quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Redes sociais e emprego

Redes sociais e emprego Confira a entrevista com Carlos Eduardo Balcarse

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Fundador e CEO da empresa Central do Trabalho Recursos Humanos (2007) e diretor da Rede Social Desempregados.com.br criada em 2011, em parceria com um grupo de Portugal, o advogado e psicanalista, pós-graduado em Liderança Multifocal e especialista em Redes Sociais, Carlos Eduardo Balcarse, é entrevistado pelo portal da Revide e comenta as tendências de utilização profissional das redes sociais.

Qual sua avaliação do desenvolvimento da página desempregados.com.br no último ano?
Nossa página está on-line no Facebook desde 2011. É a primeira Rede Social Brasileira voltada aos desempregados. Funciona como um amplo banco de dados de vagas de emprego, para gerar trabalho e empregabilidade. Neste ano, nós realinhamos o nosso site (www.desempregados.com.br) para facilitar o acesso, especialmente em relação à interatividade com outras ferramentas. Estamos integrados com diversas páginas através do Facebook e com grupos de vagas importantes da região, como o “Vagas em Ribeirão Preto” e “Vagas em Sertãozinho”.

Qual feedback tem sido recorrente pelos seguidores?
Apenas positivos. Recebemos diversos comentários de agradecimentos por parte de profissionais que foram empregados ou recolocados no mercado de trabalho e também de empresas que conseguiram contratar em função da divulgação de suas vagas. O número de feedbacks só vem aumentando.

Algum caso interessante para contar relacionado ao trabalho desenvolvido com a página?
Há alguns meses, um repórter de rádio da cidade de Santo André (SP) informou que estava empregado graças a uma vaga divulgada em nossa página do Facebook. Além disso, cruzamos com diversas pessoas que dizem conhecer alguém ou que estão participando de processos seletivos acessados pelo site.

Qual a vantagem desta nova ferramenta para a busca de empregos?
O ponto principal é a gratuidade. Empresas não precisam pagar para divulgar suas vagas e, muito menos os desempregados, para cadastrar os seus currículos ou acessar as oportunidades de emprego. Perder o emprego é como perder a morada. Presenciar a ansiedade do desempregado em mais de 11 anos de experiência em recursos humanos foi o grande impulso para a idealização dessa ferramenta. Isso me faz concluir que a maior vantagem mesmo é o resultado alcançado por cada profissional, que acredita na nossa rede e cadastra o seu currículo para obter um emprego. É uma ferramenta de grande utilidade pública, em que a solidariedade de quem comunica oportunidades é indispensável.

Qual a sua avaliação do uso de redes sociais no trabalho?
As redes sociais criam um sentimento amistoso entre os colaboradores, necessário ao desempenho profissional. Existe um clima amigável e de troca de experiências necessária. Tudo de maneira instantânea e totalmente interativa. Em contrapartida, deve-se estar atento para não abusar. Nada que é abusivo funciona para nós. Existe um caldeirão imenso de conteúdos e conselhos interagindo dentro das redes sociais. Devemos entender o que, de fato, impulsiona o nosso aprendizado e evitar aquilo que pode diminuir, ou até mesmo derrubar, nossa produtividade.

Quais as dicas para quem faz uso das redes sociais no trabalho?
Utilize com bom senso e responsabilidade. Lembre-se que nem tudo o que pensamos, nós falamos, sendo assim nem tudo que pensamos, podemos postar nas redes sociais. A imagem fala mais do que mil palavras e é um bem que deve ser cuidado com sabedoria. O usuário precisa saber a dimensão que uma postagem e/ou comentário pode tomar. São milhões de pessoas interconectadas.

Qual imagina ser o futuro do uso das redes sociais?
Neste ano, participei de diversos eventos sobre o futuro das redes sociais e tendências apontam para o surgimento de redes segmentadas. O diferencial das redes sociais segmentadas é o oferecimento de conteúdo específico para um público direcionado. Essas redes têm finalidades específicas que atraem somente o público que se interessa pelo assunto, proporcionando contato com pessoas que têm competências e interesses semelhantes. Desse modo, ocorre uma troca de informação sobre o mesmo assunto, proveniente de novas e diferentes fontes. O que pode ser um rico agregador de conhecimento para seus usuários.

O que se pode esperar de novidade para 2013?
Podemos esperar o surgimento de diversas redes segmentadas. O tempo é um bem precioso e oferecer o conteúdo filtrado para o público certo pode agilizar bastante o acesso dos usuários na busca pelo conhecimento ideal aos seus perfis.

E na página, algum plano novo?
Estamos trabalhando na reformulação do site que dos próximos dias estará no ar. Ampliaremos sua funcionalidade e manteremos a gratuidade. Na roda da segmentação, iremos propor implementos em: Cadastro de Currículos, Cadastro de Vagas, Vídeo Currículo, Chat, Enquetes, Grupos, Fórum, Eventos, Classificados e muito mais.

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